04122020

CREF10 repercute estudo que aponta benefícios da atividade física



Profissionais que atuam na PB ressaltam resultados positivos da Educação Física diante da Covid-19


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostra que a prática regular de atividade física reduz a possibilidade de internação hospitalar por complicações da Covid-19 em 34,3%. Os indicadores são comprovados na prática pelos profissionais de Educação Física que atuam na Paraíba. Diante dos dados positivos, o Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB) vem repercutindo o assunto entre os registrados na autarquia.

 

Para o presidente do CREF10, Francisco Martins da Silva, o estudo ressalta o que muitos profissionais da área já mencionavam durante a quarentena e surge como reconhecimento aos que promovem saúde e bem estar neste período tão difícil. “Esse indicador científico é importante para reforçar o reconhecimento da atividade física como serviço essencial à saúde da população. São inúmeros benefícios àqueles que mantêm uma rotina de exercícios, com a devida orientação”, destacou.  

 

O personal trainer Douglas Alves (foto), que atua em João Pessoa, diz que houve um crescimento na procura pela prática de atividades físicas e da vida saudável, em virtude da pandemia. “Houve um melhor posicionamento social na escala de prioridades para a população de forma geral, principalmente para as pessoas que adquiriram mudanças comportamentais, corporais ou imunológicas. O aumento de peso, das taxas metabólicas, das taxas glicêmicas e de colesterol (juntamente com a rotina dos grupos de riscos) levaram a população a ter um medo maior sobre a contaminação por Covid-19”, falou.

 

Segundo ele, muita gente passou a ver a prática de atividades físicas como grande aliada para o fortalecimento da imunidade e, consequentemente, combate às consequências da doença. “Eu tive um aumento considerável de alunos nesse período, principalmente dos grupos considerados especiais. Tem gente que nunca teve experiência esportiva antes e, no geral, relatam grandes melhorias, como melhora da rotina de sono e mais disposição para as atividades do dia a dia”, finalizou.

 

Dados

 

O estudo da USP, UFMG, UERJ e Universidade Federal do Rio Grande do Sul avaliou as respostas de 938 pessoas que tiveram a Covid-19 e se recuperaram. Desse total, 91 pessoas precisaram ser hospitalizadas. O resultado evidenciou que as pessoas praticantes de atividade física diária tiveram melhor resposta ao vírus.

 

A média de exercícios físicos recomendada, por semana, é de 150 minutos para atividades moderadas e 75 minutos para as mais intensas. Além disso, para as pessoas que praticam mais de um exercício, o resultado é ainda melhor, pois a redução no risco de internação foi de 46,2%.

 

Assessoria de Comunicação do CREF10/PB 

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.