20072021

CONFEF e eMuseu do Esporte lançam livro gratuito, em formato eBook, sobre a atleta Maria Lenk, na próxima sexta (23)




Comunicamos a todos os profissionais de Educação Física do país que o CONFEF associou-se ao eMuseu do Esporte para lançamento em conjunto do livro MARIA LENK: ATLETA, EDUCADORA E CIENTISTA - A Primeira Heroína Olímpica do Brasil. Esta obra tem como organizadora Ana Miragaya (Cref 002065-G/RJ) e a participação de nove pesquisadores nacionais e uma pesquisadora norte-americana que levantaram a vida e a obra profissional e atlética da biografada. Esta publicação em formato de eBook estará disponível para download gratuito a partir do dia 23/07/2021 no site: www.emuseudoesporte.com.br  

 

Nesta oportunidade cabe rememorar que Maria Lenk, notável atleta da natação brasileira e mundial, tornou-se  na opinião pública mulher símbolo dos valores do esporte e da profissão de Educação Física. Partindo destas constatações foi produzido um livro coletivo internacional eletrônico e bilíngue (português-inglês) com 580 páginas de  relatos biográficos e técnicos sobre a trajetória da notável nadadora brasileira, duas vezes recordista mundial, e a primeira mulher atleta da América do Sul a participar em Jogos Olímpicos (Los Angeles, 1932). 

 

Além de se notabilizar como atleta, Maria Lenk  foi professora pioneira diplomada em Educação Física nos anos de 1930, primeira cientista e pesquisadora na Ciência do Esporte na década de 1940, autora de cinco livros, bem como fundadora e primeira diretora da Faculdade de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968-1972). Foi também primeira mulher dirigente do Conselho Nacional de Desportos, do Comitê Olímpico do Brasil-COB, da Federação Internacional de Natação, da Confederação Brasileira de Natação e co-fundadora da Associação Brasileira de Masters da Natação, tendo afinal seu nome gravado no International Swimming Hall of Fame na Flórida, EE. UU.

 

Como inovadora no âmbito esportivo, Maria Lenk deu início a pesquisas em biomecânica em 1942, como também recriou o estilo borboleta na natação, inventado a hidroginástica e reinventando o nado sincronizado. Seu pioneirismo incluiu o uso de tecnologia em 1968 na prática de exercícios físicos com novos equipamentos.

 

Live de Lançamento

Além do acesso livre ao livro sobre Maria Lenk, o eMuseu do Esporte abrigará em seus dispositivos eletrônicos uma live de lançamento do livro com autores e convidados ligados à natação olímpica e Master. O evento terá lugar dia 23 de julho próximo, dia da Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, às 16.00 horas, com a participação do Presidente do CONFEF, Claudio Boschi, e direção de Bianca Gama Pena (Cref 15080-G/RJ), CEO do eMuseu do Esporte. O endereço para acesso do público ao evento via Internet é: https://www.instagram.com/emuseudoesporte

 

O eMuseu do Esporte

Com o apoio de colecionadores, o eMuseu do Esporte já conta com nove galerias virtuais permanentes em uma plataforma 3D: Enel; Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Museu Galeria Olímpica, Desporto Militar e Comitê Olímpico do Brasil. Esses espaços contam com tour virtual com a exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes.  Em complemento às exposições, o eMuseu do Esporte compartilha postagens nas redes sociais, com destaque no Facebook e no Instagram, perfil: @emuseudoesporte_oficial.

 

Autores do livro MARIA LENK: ATLETA, EDUCADORA E CIENTISTA 

Ana Miragaya (Org.), Lamartine DaCosta, Fabiano Pries Devide, Alfredo Gomes de Faria Junior (in memoriam), Ana Flávia Paes Leme, Abigail Bennett Raeke (EE.UU.), Sergio Bastos Moreira, Sônia Maria Christianes de Oliveira Hercowitz, Rômulo Meira Reis, Francisco da Costa e Silva Junior. Textos introdutórios: Hans Lenk (Alemanha), Nelson Todt (Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin) e Paulo Wanderley (Presidente Comitê Olímpico do Brasil).

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.