29062020

Pandemia faz 95% das empresas da PB perderem faturamento



Dados foram divulgados por Comitê do qual CREF10 faz parte


O Programa Paraibano da Qualidade (PPQ) e o Comitê Permanente do Setor Produtivo do Estado da Paraíba, do qual o Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB) faz parte, realizaram uma pesquisa com 180 empresas paraibanas, de 15 a 24 de junho, para avaliar os impactos da pandemia do novo coronavírus nos empreendimentos. Segundo o levantamento, 95% dos estabelecimentos apresentaram perda no faturamento, que chegou a 100% de prejuízo em 25% dos casos. Outro dado indica que mais de 70% dos empresários estavam insatisfeitos ou extremamente descontentes com as ações adotadas pelos Poderes Públicos em relação à Covid-19.

 

A pesquisa mostra que 63,1% das empresas estão trabalhando com as atividades reduzidas, 27,4% estão fechadas e somente 9,5% estão em pleno funcionamento. Indica, ainda, que 29% das empresas tiveram redução de até 75% do faturamento e 23% registraram diminuição maior que 75%. Em apenas 1% o faturamento se manteve constante e em 4% houve aumento.

 

Sobre as ações do Governo da Paraíba e das prefeituras, observou-se que 75% dos empresários estão insatisfeitos ou extremamente descontentes em relação às medidas adotadas pelo Estado, enquanto que 71,1% sentem o mesmo quando citam as ações das prefeituras.

 

Os números revelam que 83,8% das empresas aderiram às medidas provisórias de suspensão ou redução de jornada, oferecidas pelo Governo Federal. Além disso, 55,9% afirmaram não possuir caixa suficiente para manter o pagamento do salário após o fim do período do benefício. A pesquisa indica que 51,7% das organizações buscaram crédito, porém até o momento não conseguiram ou aguardam análise, 11,1% obtiveram sucesso e 37,2% não buscaram nenhum tipo de auxílio desse tipo. Por fim, observou-se que 56,1% das empresas recorreram à demissão de seus funcionários.

 

Para o presidente do PPQ, Josuel Gomes da Silva, o levantamento comprova que os empresários precisam urgentemente de ajuda e devem ser mais ouvidos nas negociações com os governos. “Eles querem encontrar meios práticos de fazer com que saúde e economia caminhem juntas. Os empresários não desejam uma ou outra, querem sugerir as formas de ter as duas garantidas, com segurança para a população”, complementou.

 

O presidente do CREF10, Francisco Martins da Silva, também destaca essa preocupação. “Temos vários profissionais e donos de estabelecimentos ligados à Educação Física que precisam de medidas mais sensíveis à categoria. Queremos que saúde e economia andem de forma complementares, com segurança para todos. Estamos lutando para que a atividade física seja considerada serviço essencial e, seguindo os devidos protocolos, possamos avançar”, declarou.

 

A pesquisa foi realizada com 180 empresas das cidades de Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Itapororoca, João Pessoa, Mataraca, Pedras de Fogo, Pombal, Santa Rita e Sousa, sendo a maioria da Capital.

 

Além do CREF10/PB, o Comitê Permanente do Setor Produtivo do Estado é formado por entidades como a ABLP – Associação de Buggys do Litoral Paraibano; ABAV PB –  Assoc. Bras. das Agências de Viagens; ABIH PB – Assoc. Bras. da Ind. Hoteleira da PB; Abrasel PB – Assoc. Brasileira de Bares e Restaurantes; Abrasel Regional Agreste de Campina Grande; ACPJ – Assoc. dos Catamarãs; ASCOM PB; Assoc. Com. de Campina Grande; Assoc. Embaixada de Negócios da PB; Assoc. Fórum das Mulheres de Negócios da PB; Assoc. Industriais de Panificação PB; Associação da Qualidade PPQ; CDL-JP; Convention Bureau Campina Grande; Convention Bureau de João Pessoa PB; Cooperbuggy – Coop. dos Prof. Turismo e lazer PB; CORECON/PB; CRA PB; Empresas de Serviços de Beleza da Paraíba; Femicro-PB; SADEPE-PB – Sindicato Das Academias e Demais Empresas de Pratica Esportiva da Paraíba; SESCON – PB Sind. das Empresas de Serviços Contábeis da PB; Sincodiv-PB – Sind. Dos Concessionários e Distribuidores de Veículos da PB; Sind. da Ind. de Panificação e Confeitaria da PB; Sind. Empr. de Hosp. e Alim. Campina Grande; Sindacucar – Sind. das Indústrias de Fabricação de Açúcar PB, Sindalcool; Sindetranstur PB – Sind. das Empresas de Transporte Turístico da PB; Sindicato das Empresas CFC A e B no Estado da Paraíba (autoescolas); Sindicato de Farmácias da PB; Sindipetro PB; SINDPLAST PB; Sindicato das Empresas de Segurança Privada PB; Sinduscon JP; Sinduscon PB; SINRECOM – Sind. Representantes Comerciais PB; SPTP – Soc. Paraibana de Tisiologia e Pneumologia; e SUCESU – Associação de Usuários de Tecnologia da Paraíba.

 

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.