01062022

Presidente do CREF10 procura classe política para apoiar projeto de Incentivo de Atividade Física para a Atenção Primária de Saúde




Com objetivo de estimular o apoio ao Incentivo de Atividade Física (IAF) para a Atenção Primária à Saúde, iniciativa do Ministério da Saúde, o presidente do Conselho Regional de Educação Física da Paraíba (CREF10/PB), Paulo Ferreira, esteve, nesta quarta-feira (1º), com o deputado estadual, Taciano Diniz, e com o vice-prefeito de Cabedelo e pré-candidato a deputado federal, Mersinho Lucena, no sentido de reforçar a causa. “É importante que a classe política apoie e divulgue essa ação, que tem data-limite para cadastramento dos interessados, ou seja, até este domingo, 05 de junho”, destacou o presidente do Conselho.

 

O Incentivo de Atividade Física garante o investimento de R$ 100 milhões para a contratação de Profissionais de Educação Física, readequação de espaços para a prática de exercícios e compra de materiais para Centros de Saúde/Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde e Unidades Móveis Fluviais. A ideia é estimular a prática de atividade física e reduzir os casos de doenças crônicas não transmissíveis que impactam diretamente o Sistema Único de Saúde, ocasionadas pelo sedentarismo.

 

Ao todo, cinco mil municípios devem ser atendidos com a ação, mas somente após o credenciamento de estabelecimentos de saúde da Atenção Primária à Saúde, por meio do portal e-Gestor. O Ministério da Saúde, inclusive, publicou um manual para facilitar esse acesso, que pode ser consultado clicando aqui.

 

“Quanto mais pessoas estiverem envolvidas nessa divulgação e na facilitação para os gestores se cadastrarem em busca desse incentivo, mais profissionais de Educação Física serão contratados. Por isso, é preciso compartilhar essa informação de forma massificada”, complementou o presidente do CREF10.

 

Assessoria de Comunicação do CREF10

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.