01062022
Presidente do CREF10 procura classe política para apoiar projeto de Incentivo de Atividade Física para a Atenção Primária de Saúde

Com objetivo de estimular o apoio ao Incentivo de Atividade Física (IAF) para a Atenção Primária à Saúde, iniciativa do Ministério da Saúde, o presidente do Conselho Regional de Educação Física da Paraíba (CREF10/PB), Paulo Ferreira, esteve, nesta quarta-feira (1º), com o deputado estadual, Taciano Diniz, e com o vice-prefeito de Cabedelo e pré-candidato a deputado federal, Mersinho Lucena, no sentido de reforçar a causa. “É importante que a classe política apoie e divulgue essa ação, que tem data-limite para cadastramento dos interessados, ou seja, até este domingo, 05 de junho”, destacou o presidente do Conselho.
O Incentivo de Atividade Física garante o investimento de R$ 100 milhões para a contratação de Profissionais de Educação Física, readequação de espaços para a prática de exercícios e compra de materiais para Centros de Saúde/Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde e Unidades Móveis Fluviais. A ideia é estimular a prática de atividade física e reduzir os casos de doenças crônicas não transmissíveis que impactam diretamente o Sistema Único de Saúde, ocasionadas pelo sedentarismo.
Ao todo, cinco mil municípios devem ser atendidos com a ação, mas somente após o credenciamento de estabelecimentos de saúde da Atenção Primária à Saúde, por meio do portal e-Gestor. O Ministério da Saúde, inclusive, publicou um manual para facilitar esse acesso, que pode ser consultado clicando aqui.
“Quanto mais pessoas estiverem envolvidas nessa divulgação e na facilitação para os gestores se cadastrarem em busca desse incentivo, mais profissionais de Educação Física serão contratados. Por isso, é preciso compartilhar essa informação de forma massificada”, complementou o presidente do CREF10.
Assessoria de Comunicação do CREF10