07052022

Dia das Mães: O amor pela profissão da mãe que motiva e inspira os filhos




O segundo domingo de maio é a data escolhida para se comemorar no Brasil o Dia das Mães. Para celebrar esse dia tão especial e representativo, o Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região - Paraíba (CREF10/PB) homenageia uma profissional da área em nome de todas as outras. Trata-se da professora Tatiana Petrucci, que possui cerca de 30 anos de carreira, já atuou em diversos segmentos e conta com uma bonita história de amor com a profissão.

 

Seu primeiro contato com a arte do ensino foi aos 15 anos, quando recebeu o convite da sua professora para ser monitora da turma de ginástica rítmica desportiva no Instituto João XXIII. “Eu era aluna e atleta da escola há muitos anos e a professora escolheu algumas estudantes para ser monitoras das crianças. Foi aí que comecei a ensinar, era um momento de troca maravilhoso”, declarou. Sempre muito dedicada e atenciosa com seus alunos, a monitora foi se destacando dentro da instituição e lá começou a desenvolver outras atividades, ensinando natação para bebês, hidroginástica e futsal.

 

A partir daí, o caminho de Tatiana dentro da área já estava quase definido, mas o desejo de cursar Medicina era muito grande. “Fiz o meu primeiro vestibular para Medicina para ajudar as pessoas através do meu trabalho, mas não passei. Desde criança, o esporte me encantou e como fui atleta e competi profissionalmente na ginástica rítmica, futsal, natação e vôlei, prestei vestibular para Educação Física e fui aprovada. Começava ali o casamento com a minha profissão”, lembra.

 

Sua paixão pela Educação Física é tão verdadeira que inspira: mãe de dois meninos e uma menina, seus dois filhos seguiram o exemplo dela e decidiram trilhar os passos de sucesso de Tatiana. Eles são alunos do curso de Educação Física (estão no 5º e 6º período). “Ver meus filhos seguindo a minha profissão me dá orgulho. Nada foi forçado, o esporte sempre esteve presente dentro da minha casa. Esse é o maior exemplo. Eu só quero que eles façam o melhor para eles e pelos outros, através da escolha profissional”, disse. 

 

Especialista em Natação (Unipê) e Exercícios Resistidos na Saúde, na Doença e no Envelhecimento (FMUSP), Tatiana também possui Mestrado em Saúde e Sociedade pela (UERN). Atualmente, é professora do IFPB (Campus Monteiro) e dá aula no Ensino Médio, desenvolvendo uma metodologia diferente da tradicional com seus alunos. “Tento fazer atividades voltadas não apenas para o corpo, mas meu papel como professora é valorizar a pessoa, mostrando o poder da sua autoestima com dinâmicas que propõem, por exemplo, a aceitação do próprio corpo e outras atividades que tornem meus alunos melhores pessoas para o mundo”, frisou.

 

Assessoria de Comunicação do CREF10

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.